sábado, 2 de junho de 2012

Pudim gelado com calda de chocolate





Olá queridas!

Essa maravilhosa receita de pudim da minha mãe é uma versão mais caprichada (e mais gostosa) do tradicional pudim de todos os dias.O diferencial é que além da calda de caramelo, leva também calda de chocolate e a massa do pudim é mais delicada e macia. Apesar de demorar mais no preparo, leva quase 12 horas para ficar pronto pois é feito em etapas, não é difícil de preparar e o resultado vale o esforço. Indico como sobremesa para algum almoço ou jantar especial. Preciso nem dizer que é a minha sobremesa favorita né? Vocês vão amar! Confira a receita:

P.S: Na foto acima, utilizei o dobro dos ingredientes para o pudim render para 20 pessoas. ;)


Ingredientes:
Pudim 
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
A mesma medida de leite
3 gemas
3 claras em neve
1 colher de essência de baunilha (opcional)

Calda
5 colheres de açúcar
2 colheres de água
8 colheres de chocolate em pó (indico chocolate de qualidade, com 50% de cacau)
1 xícara (chá) de água
Papel alumínio


Modo de Preparo
1) Para fazer a calda de caramelo, misture 5 colheres de açúcar e 2 colheres de água  em um forma com abertura no meio (forma de pudim) e mexa até a calda ficar no ponto e homogênea, espere esfriar e leve ao freezer.
2) Para a calda de chocolate, misture 8 colheres de chocolate em pó com a 1 xícara de água e leve ao fogo baixo até ferver. Despeje a calda de chocolate na  mesma forma do caramelo e leve ao freezer.
3) Para o pudim, misture o leite condensado, o leite, as gemas em uma panela em fogo baixo até formar um creme homogêneo e por último adicione as claras em neve, o creme de leite e a essência de baunilha.  Espere esfriar. Retire a forma do pudim do freezer ( a calda deve estar congelada), adicione o creme, cubra com papel alumínio e retorne ao freezer por aproximadamente 8 horas.
4) Ao retirar do freezer,  aqueça um pouco a forma em fogo baixo para ajudar a desinformar o pudim em uma travessa. Sirva em seguida.

Deleite-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário