Olá queridos! Semana passada fiz o curso de Macarons e Cupcakes do Senac-CE e adorei a experiência, as amizades que fiz e as dicas preciosas que vou levar quando for fazer os meus cupcakes e macarons. Para quem não sabe o que é, deixa eu explicar:
O cupcake teve origem no Reino Unido, por volta de 1790, onde até hoje é chamado de "fairy cake"(bolo das fadas) por ser muito delicado, com massa de baunilha e cobertura de fondant, perfeito para o chá britânico. Já o termo "cupcake" foi mencionado pela primeira vez no livro Seventy-Five Receipts for Pastry, and Sweetmeats, de Eliza Leslie, do ano de 1828. Segundo a enciclopédia Oxford of Food and Drink in America, o nome foi dado à receita ou porque todas as medidas vinham em xícaras (cups),em vez de serem pesadas, como costume na época ou até mesmo porque eram assadas nas xícaras. No século XIX, eles foram para a América,onde se tornaram sensação. Hoje o cupcake possui diversas combinações de massas, recheios e coberturas.
Já o macaron tem a origem disputada entre a Itália e a França. Historiadores franceses acreditam que a receita foi criada nos monastérios de Cormery, França, por volta do ano de 791. Já quem aposta na origem italiana explica que a referência francesa do macaron data do século XVI,quando o doce teria sido levado da Itália para a França, pelo corte de Catarina de Médici, como iguaria especial do menu das festividades da sua união com o Rei Henrique II, em 1533. A receita na França foi mantida em segredo por décadas, atendendo apenas à nobreza. Só no século XX é que Pierre Desfontaines, fundador da famosa Pâtisserie Ladurée, na França, teria introduzido o recheio cremoso ao macaron, que é a forma como conhecemos hoje.
(Fundo Jornalístico e Chifon)
Nenhum comentário:
Postar um comentário