A palavra "vegan" vem originalmente da palavra "vegetarian" ou "vegetariano" e teria surgido em 1944, quando Elsie Shrigley e Donald Watson fundaram a UK Vegan Society por estarem frustrados pelo fato do vegetarianismo ter incluído laticínios na dieta.
O veganismo é uma filosofia ou um estilo de vida que visa excluir toda forma de exploração e crueldade com animais. Existem alguns motivos para a escolha deste estilo de vida, seja por compaixão pelos animais, preocupação com o meio-ambiente ou para levar uma vida mais saudável. Dessa forma, os vegans, além de não ingerir nenhum produto de origem animal, como carnes, ovos, leite e seus derivados, também optam por não consumir outros produtos como couro, lã, peles animais, marfim e produtos e cosméticos testados em animais.
O número de adeptos do veganismo tem crescido de forma gradual e com o surgimento de documentários como Meet your Meat ("Conheça sua Carne"), Earthlings ("Terráqueos"), Chew on This ("Pense Nisso") e o pioneiro brasileiro A Carne é Fraca, seguido de Não Matarás, que levantam discussões sobre os direitos animais.
Mais informações: http://www.sociedadevegana.org/ e http://www.vegan.org/
(Verde Vegan)
Nenhum comentário:
Postar um comentário