quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Crumble de Maçã





O crumble é um prato de origem britânica que surgiu no período da 2ª Guerra Mundial pois, devido ao racionamento de alimentos, faltavam alguns ingredientes para as tortas tradicionais da época. O crumble era mais simples e rápido de preparar já que a massa levava apenas a farinha, a manteiga e o açúcar. Além disso, a receita permitia usar vários tipos de frutas na cobertura, as mais comuns são: maçã, amora, pêssego, groselha e ameixa.

Assim, o doce assado feito com frutas picadas tornou-se bastante popular. Atualmente há várias adaptações para a receita tradicional, algumas levam biscoito picado, aveia, amêndoas, nozes, açúcar mascavo, canela e até leite. O crumble tem como característica a massa crocante e geralmente é servido com sorvete de creme. A mistura de aromas e temperaturas é deliciosa! Confira a receita dessa sobremesa:

Ingredientes:
Massa
3 xícaras de farinha de trigo,
250g de manteiga,
4 colheres (sopa) de açúcar,
1 xícara de biscoito maisena triturado

Cobertura
3 maçãs médias cortadas em fatias finas,
suco de 1 limão,
1/2 xícara de açúcar,
1/2 colher de canela em pó

Modo de preparo:

Misture bem os ingredientes da massa em uma tigela e reserve. Em uma panela, coloque os ingredientes da cobertura e leve ao fogo baixo por aproximadamente 20 minutos. Espere esfriar. Coloque uma camada da massa e uma camada da cobertura em um refratário e leve ao fogo, previamente aquecido em temperatura média (180°), por 40 minutos. Sirva quente ou frio e se preferir, com sorvete de creme.

Deleite-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário